Resenha

Foto (1901). Vapor “Carlos Coelho” navegando pelo rio Itapicuru. Fonte: Revista do Norte, via: Blog Iba Mendes: Fotos antigas de cidades do Maranhão.

ÁLBUM (diário/1853-1903)*

Esse foi o título que o diário de Maria Firmina dos Reis recebeu ao ser publicado em 1975, por Nascimento Morais Filho, em Maria Firmina: fragmentos de uma vida. É composto por fragmentos esparsos que vão de 9 de janeiro de1853 a 1 de abril de 1903, redigidos, portanto, entre os 30 e 81 anos de idade de Firmina. Editado em trinta páginas, que exibem breves notícias e saltos de quatro anos ou mais. Apresenta forma entrecortada, descontínua, mas não parece apresentar páginas perdidas, apenas com a ordem das páginas 159 e 165 trocadas, e uma entrada em 1910, que é visivelmente um erro de impressão. (LOBO, 1993; p.230).

É um conjunto de pequenos textos, com teor de diário íntimo, que tratam do tema da tristeza e da separação, com anotações sobre despedidas, mortes, momentos de solidão, desesperança e apatia, em que registros sobre seus laços afetivos e seus estados de espírito são contrabalançados por anotações corriqueiras de pequenos fatos sobre a vida cotidiana. Os vários registros sobre mortes de crianças que adota, sobre o fracasso amoroso, morte de parentes e a partida de entes queridos que viajam de Guimarães, são acompanhados de constantes lamentações, compensadas por um profundo senso de religiosidade e do fatalismo da vontade divina (MUZART, 2000: p.251; LOBO,1993: p.231).

Imagem do original de "Resumo da Minha Vida" (texto presente em Àlbum). In: Maria Firmina: fragmentos de uma vida (1975).
Imagem do original de “Resumo da Minha Vida” (texto presente em Àlbum). In: Maria Firmina: fragmentos de uma vida (1975).

No texto “Resumo da minha vida” (dividido em três seções), de junho de 1863, a escritora ilumina detalhes importantes para a compreensão de sua própria percepção acerca de sua vida e de seu modo de ver o mundo; nele, ela afirma ter tido “uma espécie de educação freirática”, “encerrada na casa materna” com a “avó”, a “irmã (Amália Augusta dos Reis), e “uma prima” (Balduína), suas “únicas amigas de infância”, revelando-nos um contexto de isolamento no espaço do lar, profundamente marcado pela presença feminina. A consciência dessa realidade tornava-a melancólica e acanhada, ao mesmo tempo, atribuía um ponto de vista profundamente crítico, relativo às relações sociais vigentes em seu tempo:

“Encerrada na casa materna, eu só conhecia o céu, as estrelas, e as flores, que minha avó cultivava com esmero […] O mundo! Esse espelho impassível, cruel […] desfazer as nossas mais gratas, mais lisonjeiras esperanças!”. 

Em diversas anotações, Firmina relaciona seus estados de espírito à descrição da natureza, que é refletida ou contrastada a eles, como vemos a seguir: “eu chorava porque a meus pés estava um túmulo!!! E as estrelas que prateavam a abóbada celeste, – e o mar que alvejava no seu leito, – e a brisa do Sul que me rociava as faces, o verme, que se arrastava para a sua presa, – e o orvalho que se pendurava nas ramas – estavam mudos e tranqüilos. Só eu tinha o coração opresso”. A natureza era um tema muito exaltado à época em que Firmina escreveu, especialmente no Brasil, a natureza foi desde a primeira metade do XIX, considerada um elemento a ser priorizado pela literatura, presente, por exemplo, na obra literária de Gonçalves Dias e José de Alencar.

Em Álbum, também encontramos pistas sobre o tipo de literatura que a escritora apreciava e lia. Em 10 de agosto de 1858, morre sua amiga Ana Joaquina Cabral Viana, a quem dedica uma anotação no diário, a partir dela, pode-se afirmar que nesta época, Firmina lia ou apreciava, por exemplo, a obra de Almeida Garrett, pois registrou a seguinte citação: rosa de amor ― rosa purpúrea e bela / Quem entre os goivos te esfolhou, da campa?!! C. [‘Camões’] por [Almeida] Garret.”

Estão registrados ainda em Álbum, cinco poemas: “À Teresa de Jesus Cabral” (22/07/1856); “Um Anjo” (1863), poema reproduzido em forma de prosa (XIMENES, 2017); “À Minha Amiga Terezinha de Jesus” (19/11/1865); “Poema em memória de Adelsom” (1883/4/5(?); “[Saudade] poema em memória de Guilhermina” (1884/5?). Três textos literários: “Uma lágrima sobre um túmulo” (20/05/1853); “Resumo da minha Vida” (1863); e “O que é a Vida” (15/07/1873). Além de dois poemas oferecidos à Firmina: “Uma Saudade – No Álbum da Exma. Snra. D. Maria Firmina dos Reis” (1869?), por Raimundo Marcos Cordeiro; e por fim, “A Mocidade (A mimnha ‘Mamaia’ M.F. Dos Reis)”, por Oton F. Sá.

Ao olharmos para as anotações   realizadas nos períodos de produção e publicação de sua obra literária, observamos que na década de 1850, momento em que compõe e publica o romance Úrsula, há alguns registros significativos: provavelmente, um texto sobre a perda da mãe, em 1853; o registro do nascimento de Otávia, filha de sua amiga Guilhermina, escrava de sua tia Henriqueta, e sua filha de criação, em 1858; e por fim, a morte da avó em 1859.

Foto (1906). Porto do Anil. Fonte: Revista do Norte, via: Blog Iba Mendes: Fotos antigas de cidades do Maranhão.
Foto (1906). Porto do Anil.
Fonte: Revista do Norte, via: Blog Iba Mendes: Fotos antigas de cidades do Maranhão.

De setembro de 1860 a fevereiro de 1861, período de divulgação da venda do romance Úrsula, que teve início em 01 de agosto de 1860, curiosamente, as entradas do diário de Firmina revelam grande angústia, melancolia e insatisfação com a vida, contrariando nossas expectativas de que esse pudesse ter sido um período de realização pessoal da autora, proporcionado pela circulação de seu livro e de seu nome pela imprensa maranhense. Ao contrário, a escritora expressa em seus registros intenções suicidas e desejo da morte, como vemos confessadamente no seguinte trecho: “Não. Tentar contra os meus dias, seria um crime contra Deus e contra a sociedade; mas almejo a morte. Perdoai-me Deus de misericórdia! Mas a vida é-me assaz penosa, e eu mal posso suportá-la. O mundo é áspero e duro; mas não me queixo do mundo nem de pessoa alguma. […] meus desgostos são filhos de meus caprichos”.

No ano de publicação do conto A Escrava, encontra-se essa interessante anotação: “Porfíria recebeu a liberdade a 17 do mesmo mês, e ano (Março, 1887)”. Essa anotação pode sugerir que Maria Firmina retirava do seu cotidiano mais imediato, muito daquilo que ela representava na forma literária. O conto A Escrava, de 1887, discute a questão da alforria, da reescravização e da liberdade. A inclusão desse registro em seu diário, ao nosso ver, leva-nos a concordar, por exemplo, com Luiza Lobo (1993, p.229) quando ela afirma que Mãe Susana, de Úrsula, assemelha-se a mãe Joana, de A Escrava, no sentido de nos transmitir a impressão de se tratarem de pessoas que Maria Firmina realmente conheceu. Ambas apresentam os mesmos traços de loucura devido ao sofrimento, só que mãe Susana recebe um tratamento épico por parte da autora.  Assim, entendemos que a pesquisadora sugere a possibilidade de Maria Firmina ter colhido depoimentos para compor sua obra, além, também, das ideias anotadas em Álbum.

Os manuscritos desse diário foram entregues ao pesquisador Nascimento Morais Filho, por Leude Guimarães, filho de criação da escritora; foram transcritos por Jamil Jorge (poeta e dramaturgo), que foi assessorado por uma filha; e teve revisão de Euclides Siqueira (documentarista). Segundo Morais Filho, depois da morte de Firmina, em 1917, muitos ma­nuscritos seus foram roubados, isso teria ocorrido quando Leude Guimarães esteve em São Luís, de posse desse material. Morais Filho descreve assim o relato:

O poeta Nascimento Morais Filho quando recebia do Sr. Leude Guimarães (92 anos de idade) os restos dos manuscritos da 1ª literata maranhense e o repórter de O Imparcial. 2. Carimbo Comemorativo do sesquicentenário de Maria Firmina dos Reis lançada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do maranhão. 3. Autógrafo de Maria Firmina dos Reis.
1. Nascimento Moraes Filho e Sr. Leude Guimarães (filho de criação de Maria Firmina dos Reis entregando originais de Álbum ao pesquisador). 2. Autógrafo de Maria Firmina dos Reis. 3. Carimbo Comemorativo.

“‘Quando vim para São Luís, depois de sua morte’ revelou-nos o Sr. Leude Guimarães, ‘trouxe muitos manuscritos seus. Eram cadernos com romances e poesias e um álbum onde havia muita coisa de sua vida e de nossa família. Mas os la­drões, um dia, entraram no quarto do hotel onde estava hospedado, arrombaram o baú, e levaram tudo o que nele havia. Só me deixa­ram, de recordação, os restos desse álbum, que encontrei pelo chão!” (MORAIS FILHO, 1975; n.p.). Atualmente, a localização do material manuscrito de Firmina é desconhecida.

Por fim, para além desses aspectos mais analíticos, a leitura de Álbum só nos faz concordar com o pesquisador e poeta Nascimento Morais Filho, quando ele diz ser uma “[ ]felicidade rara ler o livro dos ‘sentimentos íntimos’ de uma mulher… E do século XIX!… E também de uma escritora!…”

  •  Responsável pela descoberta do “Álbum”: José Nascimento Morais Filho, pesquisador, poeta e escritor maranhense.
  •  Primeira publicação: “Maria Firmina ─ Fragmentos de uma Vida”, José Nascimento Morais Filho, Governo do Estado do Maranhão, 1975.
  •  Transcrição do “Álbum”: poeta e dramaturgo Jamil Jorge, assessorado pela filha, a pedido de José Nascimento Morais Filho.
  • Revisão: documentarista Euclides Siqueira.

__________________________

* Luciana Martins Diogo –  pesquisadora da obra de Maria Firmina dos Reis e organizadora do site. Doutoranda em Literatura Brasileira (FFLCH/USP); Graduada em Ciências Sociais (FFLCH/USP), com mestrado em Estudos Brasileiro (IEB/USP).

 

Referências Bibliográficas

  • DIOGO, Luciana Martins.“Escrevendo para si, reinventando-se para o/a outro/a: a memória da criação e os testemunhos da invenção literária nos diários e cartas de Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo”. Projeto de Doutorado, 2018.
  • DIOGO, Luciana Martins. “Firmina por Firmina: interpretando seus álbuns e diários”, p.48-56. In: Da sujeição à subjetivação: a literatura como espaço de construção da subjetividade, os casos das obras “Úrsula” e “A Escrava” de Maria Firmina dos Reis. 220 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Brasileiros) – Instituto de Estudos Brasileiros. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
  • LOBO, Luiza. Crítica sem Juízo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
  • MORAIS FILHO, Nascimento (Org.). Maria Firmina: fragmentos de uma vida. São Luiz: Comissão organizadora das comemorações de sesquicentenário de nascimento de Maria Firmina dos Reis, 1975.
  • MUZART, Zahidé. “De navegar e Navegantes” in: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos (organizadoras). Refúgios do eu: educação, história, escrita autobiográfica; Florianópolis: Editora Mulheres, 2000; p.183. Trabalho apresentado VI Congresso Nacional da Abralic, Florianópolis, 18 a 22 de agosto de 1998.
  • XIMENES, Sérgio Barcellos. “O “Álbum” (o diário) de Maria Firmina dos Reis”. In: A Arte Literária | Blog sobre a história da literatura e a literatura em geral – 06/12/2017).

 

Vista da Baía de São Marcos em São Luís/MA com os seus navios a vapor (imagem tirada de um dirigível). Fonte: Portal Navio e Portos. A História da Marinha Mercante Brasileira.
Vista da Baía de São Marcos em São Luís/MA com os seus navios a vapor (imagem tirada de um dirigível).
Fonte: Portal Navio e Portos. A História da Marinha Mercante Brasileira.