Publicação seriada, eletrônica, de acesso livre e gratuito.
FOCO E OBJETIVOS
A Revista Firminas – Pensamento, Estética e Escrita é uma revista focada na produção de artistas e intelectuais negras das diversas regiões do país e eventualmente de contextos internacionais e tem por escopo viabilizar produções deste corpo autoral presente e histórico. A iniciativa busca potencializar o ciberespaço como plataforma de enunciação, difusão e recepção que permita romper o silenciamento sistêmico que ainda atravessa a produção intelectual de mulheres negras, realidade que já acometia Maria Firmina dos Reis no século XIX.
Justamente por privilegiar o aporte das intelectualidades de mulheres negras, a revista eventualmente agregará também a participação de outros atores, dessa forma, nos alinhamos à perspectiva transversal do pensamento do feminismo negro, ancorado no projeto de construir mundos para todos, de refletir sociedades pluriversais, coletivas e realmente democráticas. Partindo deste horizonte epistemológico e ético, a revista preza pela presença da alteridade em seu arcabouço.
A Revista Firminas – Pensamento, Estética e Escrita está pautada no aporte de Maria Firmina dos Reis, que publicou poesia, prosa poética, romance, contos, novelas, crônicas, enigmas e charadas; em jornais, jornais literários, revistas, almanaques e livro; atuando também como folclorista, compositora musical e escritora de diário, além de dedicar-se à pesquisa e ao ensino. A diversidade de sua produção nos inspira a pensar nosso fazer intelectual múltiplo, nem sempre centrado unicamente na academia. Reverenciamos a diversidade de saberes e texturas e valorizamos a razão encruzilhada. São bem vindas contribuições em que o registro autoral se expanda e ultrapasse o formato único. Assim, convidamos as autoras a apresentarem suas reflexões em forma de ensaio e artigo analítico, podendo ser acompanhados de exercícios poéticos e de outras naturezas. Pretendemos valorizar a complexidade de nossa face intelectual, que é (pode ser) teórica e lírica; teórica e imagética; teórica e múltipla.
Ela poderá ser a primeira revista brasileira indexada com recorte específico na autoria de mulheres negras.
Serão convidadas/aceitas autoras que queiram contribuir com a publicação de Artigos Originais, Artigos Publicados (a serem analisados), Ensaios, Entrevistas, Relatos de Experiência, Resenhas de Livros, Traduções, Textos Literários Inéditos.
As contribuições são abertas a pesquisadoras/res vinculadas/os a instituições acadêmicas diversas, a escritoras e artistas.
PERIODICIDADE
Semestral, sendo publicada em formato eletrônico PDF.