Pierre Verger: fotógrafo-antropólogo
Há 70 anos, em agosto de 1948, Pierre Verger esteve no Maranhão e registrou mais de 250 cenas da vida cotidiana daquela época: cenas de trabalho, de festas religiosas e populares, de paisagens urbanas e rurais que mostram a sensibilidade e a visão de pesquisa do fotógrafo-antropólogo. As fotos dessa visita estão preservadas pela Fundação Pierre Verger, em Salvador, e também podem ser acessadas no Museu Afrodigital da UFMA.
Missão de pesquisas folclóricas de Mário de Andrade – 1938
Dez anos antes, em junho de 1938, ou seja, há 80 anos, Mário de Andrade também organizou uma Missão de Pesquisas Folclóricas que percorreu o Nordeste brasileiro, registrando os traços da cultura popular de vários estados e passando cerca de uma semana no Maranhão, onde foram documentados rituais de Tambor de Mina e de Tambor de Crioula, além de paisagens e conjuntos arquitetônicos . Foi a primeira documentação sobre folclore realizada no Brasil, o que a torna especialmente interessante para os pesquisadores. Os originais desta pesquisa estão sob a guarda do Centro Cultural São Paulo.
Tambor de Mina – 1938
Nessa viagem de Mário de Andrade, foram filmados também rituais de Tambor de Crioula e Tambor de Mina. Esses dois vídeos são os primeiros registros audiovisuais disponíveis sobre essas manifestações culturais no Maranhão, fato que ressalta a importância desta documentação pioneira.
Tambor de Crioula – 1938
Marcel Gautherot
Também há 70 anos, o fotógrafo francês Marcel Gautherot chegou ao Brasil atraído por leituras de Jorge Amado. Ele esteve em Cururupú, no litoral Norte do Maranhão, entre 1948 e 1960, onde também documentou festas de Tambor de Crioula, Tambor de Mina e Festa do Divino.
Sua “fotografia extremamente contrastada enfatiza as formas singulares dos corpos retratados: a pele negra e as vestimentas claras acentuam o potencial gráfico das imagens traduzindo o olhar moderno do fotógrafo. Luz e sombra delineiam os contornos da dança, dos giros, da força e do olhar. Ao mesmo tempo em que sintetiza a forma, através dos tons e do contraste, dá identidade, registra as singularidades: retrata as pessoas para além de suas identidades; mais do que uma fotografia documental, a abordagem de Gauterhot expressa artisticamente as pessoas e o seu papel na vida cultural do Brasil” (Museu Afrodigital – MA).
Músicas do Tambor de Crioula, Tambor de Mina e Bumba-meu-boi (MPF – 1938)
A Missão de Mário de Andrade também realizou a documentação sonora dessas manifestações culturais maranhenses – ouça aqui