Régia Agostinho da Silva
Professora do Departamento de História da UFMA; Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Bacabal – Ma, UFMA; Doutora em História, concentrando seus estudos na relação entre História e Literatura, escrita de mulheres, Brasil oitocentista, escravidão e história das mulheres.
ruaformosa@hotmail.com
RESUMO
O artigo analisa a personagem Adelaide do romance Úrsula (1859) de Maria Firmina dos Reis (1822-1917) buscando compreendê-la numa outra perspectiva, diferente da imagem da mulher demônio – clave na qual a personagem é majoritariamente abordada. Procuramos neste artigo entendê-la como agregada nas fímbrias da sociedade patriarcal e escravista em que o romance é ambientado, percebendo desta maneira como Adelaide procura sobreviver como mulher pobre e agregada nessa sociedade paternalista. Seguimos os caminhos teóricos de Sidney Chalhoub, Robert Schwarz e Helen Caldwell.
Palavras-chave: Adelaide. Úrsula. Agregados. Maria Firmina dos Reis.
REFERÊNCIAS
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Penguin e Companhia das Letras, 2014.
CALDWELL, Helen. O Otelo brasileiro de Machado de Assis. Granja Viana, Cotia, SP, ateliê Editorial, 2002.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer.Petrópolis: Vozes, 2008.
CHALHOUB, Sidney. Diálogos políticos em Machado de Assis.In: CHALHOUB, Sidney e PEREIRA, Leonardo Affonsode Miranda. (org.) A História contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p. 95-122.
DUARTE, Eduardo de Assis. Maria Firmina dos Reis e os primórdios da ficção afro-brasileira In: REIS, Maria Firmina dos. Úrsula; A escrava. Florianópolis: Ed. Mulheres; Belo Horizonte: PUC Minas, 2004.
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula; A escrava. Florianópolis: Ed. Mulheres; Belo Horizonte: PUC Minas, 2004.
Como citar: SILVA, Régia Agostinho da. Por uma outra leitura de Adelaide do romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis. Revista Firminas, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 86-95, jan/jul, 2021.
Publicado em: 11/03/2021
Editoria:
Fernanda Miranda
Luciana Diogo
Marília Correia
- Periodicidade: Semestral
- Normas para publicação
e_mail: revistafirminas@gmail.com
Arte | #1: Carolina Itzá
Diagramação | artigo: Érica Rodrigues
Capa | #1: Carolina Fernandes
Revisão |artigo: Ana Flávia Ribeiro
Edição de vídeos | #1 Aline Fátima
Logomarca | Wal Paixão