Maranhenses – Charles Martin

PDF

Charles “Chuck” Martin

Professor de literatura; atuou como chefe do Departamento de Literatura Comparada na Queens College-City University of New York de 2006-2010, onde leciona desde 1993; ministrou o Curso de Extensão: Raízes: Utopia, Imaginário e Identidade
em Populações Negra
s, na Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, em 1992; lecionou na Brown University; recebeu o bacharel em inglês, em 1974; e o doutorado em espanhol e português, em 1988 pela Universidade de Yale; norte-americano, ele é fluente em português e francês.

Martin também é fotógrafo e cineasta. Como fotógrafo, faz parte do acervo do Museum of Modern Art e outras instituições, e exposições individuais dele foram expostas no Musée National Public d’Art Moderne et Contemporain (Argel, Argélia) e no Musée de la Halle St. Pierre (Paris); Ele expõe com frequência em Nova York na June Kelly Gallery, mais recentemente com Affinity with Brazil: 1982-present (2019). No Brasil, fez expos individuais no Rio de Janeiro, São Paulo e em Mato Grosso.

Prêmios para projetos incluem Artista Residente do Centro de Fotografia em Woodstock; Subsídios e bolsas de estudo do National Endowment for the Humanities, Universidade de Harvard; Universidade de Yale; Fundação de Pesquisa da Universidade da Cidade de Nova York; Fundação Rockefeller; Fundação Tinker e West Virginia University.

cmartinphoto@gmail.com

ENSAIO


Como citar: MARTIN, Charles. Maranhenses. Revista Firminas, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 86-95, jan/jul, 2021.

Publicado em: 11/03/2021

Editoria:

Fernanda Miranda
Luciana Diogo
Marília Correia

e_mail: revistafirminas@gmail.com

Arte | #1: Carolina Itzá

Diagramação |artigo: Érica Rodrigues

Capa | #1: Carolina Fernandes

Revisão | artigo: Ana Flávia Ribeiro

Edição de vídeos | #1 Aline Fátima

Logomarca | Wal Paixão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.