Charles “Chuck” Martin
Professor de literatura; atuou como chefe do Departamento de Literatura Comparada na Queens College-City University of New York de 2006-2010, onde leciona desde 1993; ministrou o Curso de Extensão: Raízes: Utopia, Imaginário e Identidade
em Populações Negras, na Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, em 1992; lecionou na Brown University; recebeu o bacharel em inglês, em 1974; e o doutorado em espanhol e português, em 1988 pela Universidade de Yale; norte-americano, ele é fluente em português e francês.
Martin também é fotógrafo e cineasta. Como fotógrafo, faz parte do acervo do Museum of Modern Art e outras instituições, e exposições individuais dele foram expostas no Musée National Public d’Art Moderne et Contemporain (Argel, Argélia) e no Musée de la Halle St. Pierre (Paris); Ele expõe com frequência em Nova York na June Kelly Gallery, mais recentemente com Affinity with Brazil: 1982-present (2019). No Brasil, fez expos individuais no Rio de Janeiro, São Paulo e em Mato Grosso.
Prêmios para projetos incluem Artista Residente do Centro de Fotografia em Woodstock; Subsídios e bolsas de estudo do National Endowment for the Humanities, Universidade de Harvard; Universidade de Yale; Fundação de Pesquisa da Universidade da Cidade de Nova York; Fundação Rockefeller; Fundação Tinker e West Virginia University.
cmartinphoto@gmail.com
ENSAIO
Como citar: MARTIN, Charles. Maranhenses. Revista Firminas, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 86-95, jan/jul, 2021.
Publicado em: 11/03/2021
Editoria:
Fernanda Miranda
Luciana Diogo
Marília Correia
- Periodicidade: Semestral
- Normas para publicação
e_mail: revistafirminas@gmail.com
Arte | #1: Carolina Itzá
Diagramação |artigo: Érica Rodrigues
Capa | #1: Carolina Fernandes
Revisão | artigo: Ana Flávia Ribeiro
Edição de vídeos | #1 Aline Fátima
Logomarca | Wal Paixão