Maria Firmina dos Reis no Ensino Médio: experiências no Colégio Pedro II – Helio Santos

PDF

Helio de Sant’Anna dos Santos (Colégio Pedro II)

Professor de Ensino Básico e Tecnológico (EBTT) do Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais (Ererebá) do Colégio Pedro II; Doutor em Letras (UFF, 2013), na área de Estudos de Linguagem; Pesquisa principalmente o apagamento de escritores e escritoras afro-brasileiros no cânone literário e nos programas escolares, dentre eles a primeira romancista afro-brasileira: Maria Firmina dos Reis, autora de Úrsula; Integra os grupos de pesquisa Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura (LEPELL) e Literatura de Autoria Negra (Litan).
heliodesantanna@gmail.com

RESUMO

O texto versa sobre a trajetória de Maria Firmina dos Reis no Campus São Cristóvão III do Colégio Pedro II, desde o conhecimento da obra por parte da equipe de professores até o aprofundamento do estudo sobre a autoria negra e sua divulgação na escola. Há o registro dos primeiros trabalhos com as turmas e do início do projeto de Iniciação Científica Júnior desenvolvido em 2017, 2018 e 2019, assim como da edição do evento Pérola Negra, voltado para o estímulo à autoria negra entre os alunos. O envolvimentodos estudantes culminou, inclusive, na publicação de um livro de poemas e contos e de um outro artigo científico.

Palavras-chave: Literatura Negro-brasileira. Autoria Negra. Ensino de Literatura.

Trabalhos de alunas/os do Colégio PedroII

  • Turma 1201 (2017) – Úrsula: Vídeo-propaganda
  • Turma 1207 (2018) – Úrsula: De frente com Caio
  • Turma: IN210 (2017) – Úrsula: Representação do negro na literatura brasileira do século XIX
  • Turma: 1207 (2018) – Úrsula: Adaptação musical

REFERÊNCIAS

DUARTE, Eduardo de Assis. O negro na literatura brasileira. Revista Navegações, Porto Alegre, v. 6, n.2, p. 146-153, jul./dez. 2013.


EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Revista SCRIPTA, V. 13, N. 25, p. 17-31. 2. semestre de 2009.


SANTOS, Helio de Sant’Anna; HILÁRIO, Márcio Vinícius do Rosário (org.). Pérola Negra: 1º Concurso Literário. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2018.


Como citar: SANTOS, Helio de Sant’Anna. Maria Firmina dos Reis no ensino médio: experiências no colégio Pedro II. Revista Firminas, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 197-203, jan/jul, 2021.

Publicado em: 11/03/2021


Editoria:

Fernanda Miranda
Luciana Diogo
Marília Correia

e_mail: revistafirminas@gmail.com

Arte | #1: Carolina Itzá

Diagramação | artigo: Érica Rodrigues

Capa | #1: Carolina Fernandes

Revisão | artigo: Aiko Mine

Edição de vídeos | #1 Aline Fátima

Logomarca | Wal Paixão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *