RAQUEL BARRETO
Pesquisadora especialista na produção autoral de Angela Y. Davis (1944) e Lélia Gonzalez (1935-1994); Atualmente, cursa o Doutorado em História, desenvolvendo uma pesquisa a respeito do Partido dos Panteras Negras (1966-1974) e as relações entre visualidade, política e poder (na Universidade Federal Fluminense); Participou dos projetos de publicação independente dos livros de Lélia González e Beatriz Nascimento produzidos pela UCPA União dos Coletivos Pan Afrikanos de São Paulo, em 2018; Prefaciou Angela Davis, uma autobiografia (Boitempo, 2019);
raqbarreto@gmail.com
RESUMO
O artigo apresenta uma reflexão sobre as condições atuais do arquivo Fundo Maria Beatriz Nascimento, localizado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. As pesquisas realizadas no arquivo resultaram no livro Beatriz Nascimento intelectual e quilombola: possibilidades nos dias de destruição, publicado em 2019 pela União dos Coletivos PanafricanistasUCPA. O livro é uma contribuição para a circulação da obra da autora entre as gerações negras mais jovens universitárias e/ou ativistas que não a conheciam.
Palavras-chave: Beatriz Nascimento. Historiadora. Intelectualidade negra. Memória Arquivo.
REFERÊNCIAS
GONZALEZ, Lélia. Primaveras para as rosas negras, Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: UCPA, 2018.
NASCIMENTO, Beatriz. Quilombola e intelectual, possibilidade nos dias da destruição. São Paulo: UCPA/Filhos da África, 2018.
VINHAS, Wagner Batista. Palavras sobre uma historiadora transatlântica: estudo da trajetória intelectual de Maria Beatriz Nascimento. Salvador, 2016. (Tese de doutorado) – Estudos Étnicos e Africanos, Universidade Federal da Bahia.
Como citar: BARRETO. Raquel. Sobre os encontros, alegrias e descobertas de pesquisar nos arquivos da historiadora Beatriz Nascimento. Revista Firminas, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 169-174, jan/jul, 2021.
Publicado em: 11/03/2021
Editoria:
Fernanda Miranda
Luciana Diogo
Marília Correia
- Periodicidade: Semestral
- Normas para publicação
e_mail: revistafirminas@gmail.com
Arte | #1: Carolina Itzá
Diagramação | artigo: Érica Rodrigues
Capa | #1: Carolina Fernandes
Revisão | artigo #1 Cilene Rohr
Edição de vídeos | #1 Aline Fátima
Logomarca | Wal Paixão