Sobre os encontros, alegrias e descobertas de pesquisar nos arquivos da historiadora Beatriz Nascimento – Raquel Barreto

PDF

RAQUEL BARRETO

Pesquisadora especialista na produção autoral de Angela Y. Davis (1944) e Lélia Gonzalez (1935-1994); Atualmente, cursa o Doutorado em História, desenvolvendo uma pesquisa a respeito do Partido dos Panteras Negras (1966-1974) e as relações entre visualidade, política e poder (na Universidade Federal Fluminense); Participou dos projetos de publicação independente dos livros de Lélia González e Beatriz Nascimento produzidos pela UCPA União dos Coletivos Pan Afrikanos de São Paulo, em 2018; Prefaciou Angela Davis, uma autobiografia (Boitempo, 2019);
raqbarreto@gmail.com

RESUMO

O artigo apresenta uma reflexão sobre as condições atuais do arquivo Fundo Maria Beatriz Nascimento, localizado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. As pesquisas realizadas no arquivo resultaram no livro Beatriz Nascimento intelectual e quilombola: possibilidades nos dias de destruição, publicado em 2019 pela União dos Coletivos PanafricanistasUCPA. O livro é uma contribuição para a circulação da obra da autora entre as gerações negras mais jovens universitárias e/ou ativistas que não a conheciam.

Palavras-chave: Beatriz Nascimento. Historiadora. Intelectualidade negra. Memória Arquivo.

REFERÊNCIAS

GONZALEZ, Lélia. Primaveras para as rosas negras, Lélia Gonzalez em primeira pessoa. São Paulo: UCPA, 2018.
NASCIMENTO, Beatriz. Quilombola e intelectual, possibilidade nos dias da destruição. São Paulo: UCPA/Filhos da África, 2018.
VINHAS, Wagner Batista. Palavras sobre uma historiadora transatlântica: estudo da trajetória intelectual de Maria Beatriz Nascimento. Salvador, 2016. (Tese de doutorado) – Estudos Étnicos e Africanos, Universidade Federal da Bahia.

Editoria:
Fernanda Miranda
Luciana Diogo
Marília Correia

Revisão |artigo: Cilene Rohr
Diagramação |artigo: Érica Rodrigues

Arte | #1: Carolina Itzá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *